quinta-feira, 24 de junho de 2010

Portadores de necessidades especiais têm passe livre no transporte intermunicipal

O Governo do Paraná aprovou o transporte gratuito para portadores de necessidades especiais e doenças crônicas em ônibus que operam linhas intermunicipais de passageiros. Os beneficiados devem comprovar renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional.

O cadeirante José Elias Almeida Bulhões, 50 anos, que vive em Piraquara, foi o primeiro a receber o passe livre no Paraná. Ele recebeu a carteira das mãos do secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior. Por causa da lesão medular traumática, Bulhões viaja a Curitiba todos os dias para fazer tratamento no Hospital de Reabilitação, no Cabral.

“É histórico e emocionante saber que a partir de agora podemos resolver qualquer coisa em outro município sem pagar passagem. Para quem como eu não tem condições financeiras, isso é fantástico”, afirmou Bulhões.

Ele acrescentou que o passe livre também é um incentivo à prática esportiva pelos portadores de deficiência que participam de competições intermunicipais. “As prefeituras, normalmente, fornecem estadia e alimentação. Agora, o Governo viabiliza o passe livre para permitir que viajemos”, disse.

O secretário lembrou que é função do Governo atender às necessidades dos portadores de deficiências motoras. “Ao emitir a carteira do passe livre, o DER complementa um trabalho que envolve praticamente todos os órgãos públicos gestores de política social municipal e estadual”.

COMO OBTER O DOCUMENTO

Para obter a credencial, o interessado deve procurar o órgão gestor da política social da cidade em que vive, para avaliação sócio-econômica. Na sequência, é preciso realizar avaliação no Sistema Único de Saúde (SUS) para obtenção de laudo médico.

Obtida a documentação necessária, é preciso preencher formulário de requerimento do Passe Livre Intermunicipal, no site da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania (www.codic.pr.gov.br). Em seguida, a documentação precisa ser encaminhada ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com uma fotografia 3x4 e uma fotocópia do documento de identidade.

O Coede remete a documentação ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que expede e envia a credencial para o endereço cadastrado no formulário.

De posse da carteira, o usuário precisa reservar passagem nas linhas intermunicipais rodoviárias com antecedência de 24 horas. Nas linhas metropolitanas, o documento de isenção deve ser apresentado diretamente ao cobrador. A isenção de tarifa é válida também para um acompanhante, desde que comprovada a necessidade.

A medida cumpre os decretos estaduais nº 4.742/09 e 6.179/10, e foi aprovada em uma ação conjunta do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEDE), em parceria com as secretarias dos Transportes (SETR), da Justiça e da Cidadania (SEJU), da Educação (SEED), da Saúde (SESA) e do Trabalho e Assistência Social (SETP).

O benefício é garantido aos portadores de insuficiência renal crônica, em terapia renal substitutiva, câncer em tratamento por quimioterapia ou radioterapia, transtornos mentais graves em tratamento continuado, portadores de HIV, mucoviscidade em atendimento continuado, hemofilia e esclerose múltipla.

Fonte:
(D)Eficiente

Colaborou: Carol Camarão

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Senadores discutem direito previdenciário de pessoa com deficiência

Políticos analisam se a pessoa com deficiência maior de idade que tiver a carteira de trabalho assinada perderia direito à pensão quando da morte dos pais.

Publicada em 23 de junho de 2010 - 10:15

A possível perda de benefício previdenciário por pessoa com deficiência que passar a trabalhar com carteira assinada foi discutida esta semana em audiência na Subcomissão Permanente das Pessoas com Deficiência, ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Debateram o assunto com os senadores o diretor de Departamento de Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, João Donadon, e a secretária executiva e procuradora Jurídica da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES), Sandra Marinho Costa.

Os convidados analisam, por exemplo, se a pessoa com deficiência maior de idade que tiver a carteira de trabalho assinada perderia direito à pensão quando da morte dos pais. Pelas leis em vigor, o benefício é concedido por ser o dependente considerado inválido para o trabalho.

Colaborou: Carol Camarão

Piscina reabilita pacientes em cadeira de rodas

Descubra como a água pode ajudar pessoas que sofreram acidentes

Pacientes que dependem da cadeira de rodas estão descobrindo um novo tipo de tratamento: a água.

Se fora da água eles enfrentam as limitações da cadeira e dificuldades como não poder ficar em pé, na piscina esses pacientes reaprendem alguns movimentos e conquistam liberdade e independência.

Ainda que os movimentos sejam poucos na piscina, é muito mais do que se poderia esperar após alguns acidentes, como um derrame cerebral.

Mas a água precisa estar morna, dizem os especialistas, pois isso aumenta a sensibilidade dos tecidos e melhora a circulação sanguínea.

Fonte: R7 Notícias

Colaborou: Carol Camarão

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Livro Falado Para Cegos

350 livros com remessa gratuita para quem não pode ler

O Projeto Livro Falado lançou o site http://www.livrofalado.pro.br/  , em que deficientes visuais podem ter acesso a mais de 350 livros gravados, de cerca de 280 autores. As obras vão de clássicos de Machado de Assis, Jorge Amado e Raquel de Queiroz a livros de Ziraldo e Ruth Rocha. Entre os autores estrangeiros, figuram estrelas como Antoine de Saint-Exupèrry e os Irmãos Grimm.

Para obter gravação de um livro específico, é preciso enviar e-mail para livrofalado@livrofalado.pro.br  . A remessa é gratuita. O projeto tanbém incentiva a inclusão de deficientes visuais no teatro.

Fonte: Revista PRO-TESTE, nº 52, junho/2010, p. 5.

sábado, 5 de junho de 2010

Hospital São Cristóvão Promove Curso de LIBRAS

O Hospital e Maternidade São Cristóvão (Mooca - São Paulo - SP) promoverá um curso de LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) destinado ao público em geral. 
Mais informações podem ser obtidas com Rosângela Vignoli através do e-mail cemob@saocristovao.com.br