terça-feira, 31 de agosto de 2010

CEARÁ - TRE vai cadastrar eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida

Uma campanha será lançada no dia 31 de agosto para identificar todos os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida no Ceará.

Publicada em 31 de agosto de 2010 - 13:00

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lança no dia 31 a Campanha de Cadastramento dos Eleitores com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. O objetivo da iniciativa é sensibilizar esta parcela do eleitorado a participar cadastro nacional de eleitores para que a Justiça Eleitoral possa adotar medidas que facilitem o acesso às seções eleitorais.

A campanha será lançada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza - Auditório Loja Conceito, no Centro, às 9h30, com o apoio de entidades de assistência e órgãos públicos que desenvolvem ações voltadas para os deficientes e idosos.

O TRE cearense já dispõe de um cadastro com 2.416 eleitores inscritos, dos quais aproximadamente 880 votam em Fortaleza. No dia três de outubro, pretende-se identificar todos os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzina no estado. No momento da votação, o eleitor deverá se dirigir ao mesário da seção eleitoral onde vota. O mesário providenciará o cadastramento, preenchendo o formulário de requerimento individual específico. O formulário, permitindo a identificação no cadastro nacional de eleitores, deve ser assinado pelo eleitor.

Esses dados servirão para auxiliar a Justiça Eleitoral no diagnóstico da real situação das seções eleitorais do Estado com relação a esta parcela do eleitorado e, futuramente, na adoção de medidas voltadas à eliminação das dificuldades de acesso atualmente existentes.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Comunicado de falecimento de Dorina de Gouvêa Nowill

O velório, aberto ao público acontece nesta segunda-feira, 30 de agosto de 2010, a partir das 8h, na sede da Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo, e o sepultamento acontecerá no Cemitério da Consolação, às 16h.

Publicada em 30 de agosto de 2010 - 09:30

É com enorme tristeza que comunicamos o falecimento de nossa fundadora e presidente emérita, Dorina de Gouvêa Nowill, ocorrido neste domingo, 29 de agosto de 2010, às 19h30, de falência múltipla dos órgãos.

O velório, aberto ao público e à imprensa acontece nesta segunda-feira, 30 de agosto de 2010, a partir das 8h, na sede da Fundação Dorina Nowill para Cegos, na Rua Dr. de Diogo de Faria, nº 558, Vila Clementino, em São Paulo, e o sepultamento acontecerá no Cemitério da Consolação, às 16h.

Dorina estava com 91 anos de idade e era daquelas brasileiras que nos faziam acreditar no Brasil. Perseverança, compaixão e paciência são as lições deixadas por esta paulistana, que cega aos 17 anos enxergava o mundo com os olhos da alma.

Dorina nasceu em São Paulo no dia 28 de maio de 1919. Ficou cega aos 17 anos vítima de uma patologia. Foi a primeira aluna cega a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos, em São Paulo.

Percebendo, naquela época, a carência de livros em braille no Brasil, criou em 1946, com a participação de outras normalistas, a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que mais tarde recebeu seu nome em reconhecimento por uma vida inteira dedicada à inclusão dos deficientes visuais.

Foi presidente do Conselho Mundial para o Bem estar de Cegos, atual União Mundial de Cegos e recebeu diversos prêmios e medalhas nacionais e internacionais ao longo de seus mais de 63 anos de trabalho à frente da Fundação.

Ficam a saudade e os exemplos como guias para a continuidade do trabalho iniciado e desenvolvido por Dorina em mais de seis décadas.

Nesta ocasião, expressamos também nossa gratidão pelas condolências recebidas e reiteramos nosso compromisso, assumido ano após ano, com o desenvolvimento e a inclusão social da pessoa cega e com baixa visão em nossa sociedade.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Prefeitura distribui Dicionário de Libras para alunos surdos da rede de ensino

Objetivo é ampliar o vocabulário, melhorar a compreensão dos sinais da Libras e de textos escritos. Para o surdo, o contato com a Língua Portuguesa equivale a aprender um segundo idioma.

Entrega simbólica reuniu secretários da Educação e da Pessoa com Deficiência na Escola Hellen Keller (Aclimação) na terça-feira, dia 17, às 10h.

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)

Desde a última terça-feira (17), todos os 1.500 alunos surdos ou com deficiência auditiva matriculados na rede municipal de ensino passaram a contar com uma ferramenta para melhorar a aprendizagem e facilitar a comunicação em casa e fora do ambiente escolar: o Novo Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue – Libras / Português e Inglês (Deit-Libras).

Esta é a segunda vez que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) distribui o material. Em 2008, foram 2.035 exemplares. A entrada de novos alunos e professores na rede trouxe a necessidade de distribuir mais 888 dicionários, alcançando todos os 1.500 estudantes surdos ou com deficiência auditiva atualmente matriculados.

O dicionário traz 14 mil verbetes em Português, que correspondem a 9.828 sinais em Libras e 56 mil verbetes em inglês. Além disso, apresenta os verbetes em datilologia, recurso usado para digitar o alfabeto manual, bem como na escrita em SignWriting, que é a representação gráfica dos sinais.

Na escola e em casa

Márcia Regina Marolo de Oliveira, especialista em educação da SMPED, explica que a Libras possui estrutura gramatical própria e independente da Língua Portuguesa. “Tem como parâmetros para formação dos sinais a combinação de formas e movimentos das mãos, pontos de referência no corpo ou no espaço, bem como as expressões não-manuais, que podem determinar a flexão dos verbos, adjetivos, advérbios, entre outros.”

A ideia de oferecer a cada estudante da rede municipal um exemplar do dicionário visa a ampliar o vocabulário geral do aluno surdo ou com deficiência auditiva – facilitando o aprendizado em todas as disciplinas – e, no sentido inverso, aumentar o repertório de familiares, amigos e funcionários da escola, na Língua de Sinais Brasileira. “A intenção é que o dicionário esteja sempre à mão, seja nas aulas ou em casa”, lembra Márcia Marolo.

Exemplares também foram enviados para autoridades do Executivo, como secretários municipais e subprefeitos, além de órgãos estaduais e municipais ligados à inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida

Central de Libras

Na mesma cerimônia, foi inaugurado o primeiro ponto da Central de Libras, Intérpretes e Guia-Intérpretes – CELIG numa EMEE. Este projeto, que já funciona nas 31 subprefeituras, utiliza terminais de computador e webcam para que o cidadão surdo possa conversar à distância, pelo monitor, com intérpretes da Língua de Sinais Brasileira (Libras) e assim consultar os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de São Paulo.

Os intérpretes facilitam o contato entre o munícipe surdo ou com deficiência auditiva e o atendente presente no local, e também podem transmitir todas as informações hoje só disponíveis ao público ouvinte pelo telefone 156.

Jardim dos Sentidos

Na ocasião, também foi inaugurado o “Jardim dos Sentidos” da EMEE Hellen Keller, desenvolvido para que alunos com surdocegueira tenham a oportunidade de desfrutar do prazeroso contato com as plantas, desenvolvendo e aguçando a percepção tátil e olfativa.

Com 37 m2 e projetado especialmente para essa finalidade, o jardim é formado por plantas aromáticas e que não se ressentem ao serem tocadas, como mirra, cavalinha e erva-cidreira, entre outras.

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: (11) 3113-8741 // 8778 // 8767 // 8793 // 8794 // 8741
Cel.: 9951-4983 // 8875-9732
lclopes@prefeitura.sp.gov.br  / lincolnsilva@prefeitura.sp.gov.br

Feira Cultural Inclusiva - A CIDADE PARA TODOS (Edição Mooca)

Serviços voltados às pessoas com deficiência.

  • Artesanato
  • Dança
  • Música
  • Teatro

Espetáculos com tradução para LIBRAS e AUDIODESCRIÇÃO

Data: Dia 28 de Agosto
Horário: Das 10h às 17h
Local: Praça Visconde de Souza Fontes (Altura do nº 2880 da Av. Paes de Barros.

Transporte adaptado a partir da Estação Bresser do Metrô.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Espanhóis lançam primeira boneca com síndrome de Down

Objetivo do brinquedo é promover a integração e que as crianças aprendam a conviver com as diferenças.

Aparentemente é uma boneca normal, mas quem prestar mais atenção notará os traços típicos de bebês com síndrome de Down. O primeiro brinquedo com essas características chama-se Baby Down e é uma das novidades de sucesso do mercado espanhol para as celebrações do próximo dia de Reis, no domingo.
A boneca tem versões menino e menina. Os olhos, orelhas, nariz e a boca reproduzem os síntomas mais vísiveis.
A língua fica para fora e os pés e as mãos são menores do que o normal. No pulso uma pulseira de recém-nascido com o logotipo da Associação Espanhola de síndrome de Down.
"O objetivo é promover a integração. Que as crianças aprendam a conviver, aceitar e compreender as diferenças. Os brinquedos são uma grande ferramenta para ajudar na integração social. Se há anos surgiram as bonecas de raças diferentes, porque não uma com outras características especiais?", disse Carmen Villar, diretora da empresa espanhola Super-Juguete, que fabrica e distribui o brinquedo.

Esgotada

A boneca custa R$ 65 dos quais R$ 8 vão para a Associação Espanhola de Síndrome de Down, que apoia a campanha.
Para o lançamento foram fabricadas três mil unidades que já estão esgotadas. E a fábrica tem pedidos também de outros países como Estados Unidos, França, Portugal e Itália.
A ideia era testar a aceitação na próxima festa do dia dos Reis Magos (6 de janeiro), a data em que as crianças recebem os presentes, segundo a tradição espanhola.
A Associação Espanhola de Síndrome de Down (A.E.S.D.) defendeu o projeto, lembrando que os brinquedos representam heróis que nem sempre se correspondem com a realidade. "Nem todas as crianças são como a Barbie ou tem a força ou a velocidade de super-heróis em miniatura. Na sociedade temos diferenças que nem sempre se projetam no mundo infantil por medo ou vergonha", por isso essa boneca ajuda a promover o respeito , disse Isidoro Candel, pedagogo da A.E.S.D.
Baby Down tem também um folheto de instruções que explica aos menores as características da Síndrome e indica como brincar com outras crianças que possuem estes síntomas. O manual ensina, por exemplo, a importância de distinguir cheiros, sabores, tatos e sons, contando que o maior desenvolvimento dos sentidos é um dos traços típicos dos bebês afetados pela Trissomia 21 (síndrome de Down).
"A boneca não faz nada de especial. Sua diferença é o aspecto. Se nota principalmente os dedinhos separados e a língua para fora. Foi pensada para que as crianças passem a ver com naturalidade este tipo de problema", definiu Pedro Cubells, inventor do brinquedo.

sábado, 14 de agosto de 2010

XX Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência

Venha Participar da 20ª Edição Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência, promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD, no dia 21 de agosto, das 12h00 às 18h00. Participe!

O objetivo do evento é reunir as pessoas com deficiência que lutam pela mesma causa, para discussão e elaboração das propostas e ações a serem implementadas.

Nesta ocasião, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência estará comemorando 20 anos de existência e queremos apresentar a sociedade paulistana, o resultado de suas ações a favor das pessoas com deficiência e seus familiares na cidade de São Paulo.

Serviço:
XX Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência

Realização: Conselho Municipal da Pessoa da Pessoa com Deficiência

Local:
Memorial da America Latina - Prédio do Parlatino
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10
Barra Funda – São Paulo / SP.

Horário: 12h às 18h

Credenciamento: das 12h às 13h

Público-Alvo: Pessoas com Deficiências e interessados na causa das pessoas com deficiência.

Inscrições: Clique aqui para fazer sua inscrição.

O XX Encontro é aberto à participação de todas as pessoas desde que devidamente inscritas. As inscrições podem ser feitas até as 18hs do dia 03 de agosto das seguintes formas:

- pessoalmente, no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17hs;

- Pelo site do CMPD, enviando a ficha de inscrição para o seguinte e-mail: xxencontropaulistano@yahoo.com.br. O aviso de recebimento deverá ser apresentado no credenciamento do Encontro.

- nas reuniões e atividades do CMPD;



CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO

12h00 à 13h00 – Credenciamento e Coffe Break

13h00 – Mesa de Abertura
  • Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
  • Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED
  • Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) - CORDE
  • Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – CONADE
  • Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CEAPCD
  • Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD


13h00 – Hino Nacional

13h30 – “Resgatando o passado”.

  • Juelina Nunes – Presidente da ABSW
  • Dora Simões – Fundadora da ABIS

14h00 – Homenagens
  • Sra. Luiza Erundina – Deputada Federal
  • Sra. Silvia Maluf
  • Ex- presidentes, conselheiros.
    • 14h30 – Prestação de contas da gestão atual
      • Sra. Gersonita Pereira de Souza
      15h00 – “Construindo o Futuro” – Planos e ações do CMPD
      • Sandra dos Santos Reis – Conselheira
      16h00 – Considerações Finais
      • Apresentação de propostas de políticas públicas.
      • Avisos Gerais
      18h00 – Encerramento. Mais informações: Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD Rua: Libero Badaró, nº 119 – 3º andar CEP: 01009-000 (11) 3113-9672 Marciel Alves Assistente Técnico I (11) 8611-2473.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

VE-LIBRAS – Software livre traduz fala e escrita para a língua de sinais

Publicado em: 11 de agosto de 2010 às 18:26.

Apesar de poucas pessoas saberem que colocar as mãos espalmadas três vezes uma sobre a outra significa inclusão na Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi exatamente isso que a ex-aluna do curso de Engenharia de Computação da Veris Faculdades, Noelle Nascimento Buffa Furtado fez, ao desenvolver um software inédito no mercado que converte a fala e escrita em português para Libras. Até hoje, apenas a ferramenta Rybená disponibiliza um recurso parecido, porém só para textos selecionados de páginas da Internet e não utiliza o recurso de voz.

Segundo o Censo do IBGE (2000), no Brasil existem aproximadamente 5,8 milhões de surdos, sendo que 30% desse montante não sabem ler o português. O restante (70%) até sabe ler, mas não têm entendimento claro da língua portuguesa.

O software VE-LIBRAS, como é chamado, ainda é um protótipo, mas deverá diminuir drasticamente essas barreiras de comunicação e proporcionar mais acessibilidade para a comunidade surda, quando finalmente chegar ao mercado. “O objetivo é tornar mais acessível a Libras e facilitar a comunicação entre essas pessoas. Um pai, por exemplo, poderá conversar com seu filho através deste software mesmo que não tenha domínio da língua de sinais. O mesmo vale para as salas de aula”, disse Noelle.

De acordo com a engenheira de computação, o programa funciona de forma simples: o software grava o som de uma pessoa falando na língua portuguesa e, mediante a um processo de reconhecimento de voz, torna possível a conversão da fala em texto. Através do Rybená (tradutor de textos em português para Libras), esse texto é traduzido para a língua de sinais. “Qualquer pessoa que tenha um computador com acesso a Internet e esse software instalado consegue utilizá-lo. Infelizmente, o software ainda não está disponível para comercialização, porque não consegui patrocínio viabilização do projeto, mas o protótipo está em uso e, até agora, só apresentou erros mínimos de tradução”, explicou.Idéia.

Noelle, que não tem ninguém na família que tenha deficiência auditiva, afirmou que resolveu desenvolver o programa ao assistir um culto numa igreja. “Vi que tinham muitos intérpretes na igreja, mas às vezes eles ficavam cansados ou não conseguiam traduzir tudo. Com o software isso facilitaria muito”, ressaltou.

Para o coordenador do curso de Engenharia de Computação da Veris, Cláudio Umezu, essa inventividade aliada à inovação com a competência técnica, na busca de soluções para problemas reais, é extremamente válida para beneficiar a sociedade de uma forma geral. “O uso de ferramentas de computação e informática para a redução de barreiras de comunicação, como no caso deste trabalho que visa a deficientes visuais, é um grande avanço tecnológico e deve receber todo o apoio para que se transforme em uma realidade”, ressaltou o professor, responsável também pela orientação deste projeto.

Sobre a Veris Faculdades

Parte do Grupo Ibmec Educacional, que opera no setor há mais de três décadas, a Veris Faculdades conta com unidades em São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba. Aliando formação de alta qualidade e conteúdos aplicáveis e atualizados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho, oferece cursos de graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo), pós-graduação e de curta duração.

Acessando o link a seguir, você será encaminhado para a página da Veris, onde poderá ver um vídeo com uma reportagem onde é demonstrado o software em funcionamento Veris – Software para Libras na mídia .