domingo, 28 de novembro de 2010

Projeto exige sinalização em braile em shoppings

Publicado em: 27 de novembro de 2010 às 14:44.

Edmar Moreira: objetivo é ampliar acessibilidade para deficientes visuais.
A Câmara analisa Projeto de Lei 7440/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que obriga shopping centers, centros comerciais e prédios públicos a instalar sinalização em braile. Pela proposta, a obrigatoriedade também valerá para outros locais com grande circulação de pessoas, como hospitais e estabelecimentos de saúde.

Segundo projeto, o infrator estará sujeito às penas de advertência e multa de R$ 5 mil. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro.

Edmar Moreira explica que sua intenção é ampliar a acessibilidade nesses locais para pessoas portadoras de deficiência visual. A acessibilidade, segundo ele, depende da eliminação de barreiras que limitam ou impedem direitos da pessoa com deficiência.

Segundo o Decreto 5.296/04 , acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Tramitação.
O projeto foi apensado ao Projeto de Lei 4567/04 , do ex-deputado e atual senador Paulo Paim (PT-RS), que institui o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais. As propostas aguardam votação pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara de Notícias disponível em 27/11/2010.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hopi Hari recebe 8 mil pessoas no 9º Dia Especial

Parque abriu em 23/11 exclusivamente para receber instituições que cuidam de pessoas com deficiência.

O Hopi Hari, maior parque temático da América Latina, recebeu nesta terça-feira, 23, cerca de 8 mil pessoas no 9º Dia Especial, data que o parque abriu exclusivamente para receber pessoas com deficiência. No total, 94 entidades participaram do evento, 12 instituições da capital e 82 do interior. “A emoção de receber 8 mil pessoas com deficiência em um único dia, em uma festa para celebrar a inclusão, nos aponta para vivermos em uma sociedade mais justa e soberana”, disse Armando Pereira Filho, presidente do Hopi Hari.

A edição deste ano do Dia Especial de Hopi Hari teve como padrinhos a deputada estadual Célia Leão e os atletas da Seleção Paraolímpica Brasileira de Natação Andre Brasil e Daniel Dias. O mascote do evento foi o personagem Luca, menino cadeirante criado para a Turma da Mônica e cedido gratuitamente por Maurício de Souza para utilização no 9ª Dia Especial de Hopi Hari.

“Para mim, esse dia é, realmente, muito especial. Inclusão é ficar junto, é participar, e o Hopi Hari nos deu esse direito. Com ou sem deficiência, podemos fazer coisas maravilhosas”, disse Célia Leão. “Ninguém é diferente de ninguém. Fico contente em saber que existem pessoas que acreditam em um mundo de direitos iguais para todos”, completou Andre Brasil.

Daniel Dias destacou a emoção de ver as pessoas com deficiência se divertindo no parque. “O deficiente quer uma oportunidade. O limite está em nossa cabeça. Estou muito honrado de ser padrinho deste evento”, declarou o atleta.

Durante o passeio pelo parque, Daniel e Andre se aventuraram pelo Rio Bravo, na região de Wild West. Junto com Célia Leão, os padrinhos se divertiram na La Tour Eiffel, um elevador que despenca de uma altura de 69 metros, e no Katapul, um looping que vai de frente e volta de costas.

No ano passado, o Hopi Hari foi sede do lançamento oficial do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas. O evento, realizado em parceria com o Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) e Adibra (Associação Brasileira das Empresas de Parques de Diversão do Brasil), ocorreu no dia 3 de dezembro e reuniu mais de 8 mil pessoas com deficiência de 82 instituições de 23 cidades.

Acessibilidade

A acessibilidade de suas 59 atrações é uma preocupação constante do Hopi Hari. Desde 2001, o parque mantém o Código Azul, desenvolvido com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade e com toda segurança às pessoas com deficiência. Para implantar o projeto, foi criada a Equipe Código Azul, que recebe treinamento específico para garantir atendimento diferenciado a esse grupo de visitantes.

Logo na entrada do Hopi Hari, a pessoa com deficiência (permanente ou temporária) é recebida por um colaborador do parque, que elabora um mapeamento personalizado das atrações indicadas para cada necessidade. Esse mapeamento leva em consideração diversos aspectos, como uso de medicação, movimento e coordenação, se há acompanhante ou não, entre outros fatores. O Programa Código Azul também é indicado para gestantes, idosos e pessoas recém-operadas ou com fraturas, como por exemplo, um braço engessado.

O parque conta, ainda, com serviço de locação de cadeiras de rodas motorizadas, oferece rampas de acesso para suas atrações e assentos preferenciais em seus teatros e restaurantes. Os colaboradores do parque também passam por treinamentos periódicos com o objetivo de oferecer serviço de qualidade e prestar os primeiros socorros, caso necessário. O parque possui mapa em braile, disponível no SAV (serviço de Atendimento ao Visitante), além das placas das atrações também em braile.

O Hopi Hari também mantém pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários e abre, constantemente, novas vagas para candidatos com esse perfil.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cinema para Todos!

Os cariocas com deficiência visual e auditiva podem apreciar um filme no cinema. O Centro Cultural Banco do Brasil oferecerá a mostra de Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito. Grandes produções brasileiras podem ser vistas pelo surdo, pois contarão com as legendas e as cenas em silêncio serão descritas ao cego, por meio de fones. Essa é a sétima edição e ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro. O filme exibido é o “Salve Geral”, de Sérgio Rezende.

Para a sinopse do filme e maiores informações sobre a sessão de cinema, acesse o site da revista Sentidos.

Colaboração: Priscila Sampaio - Sentidos

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tudo pronto para o 1º Congresso Paraolímpico Brasileiro

Evento reunirá especialistas nacionais e internacionais na Unicamp, de 17 a 20 de novembro.

Está tudo pronto para o 1º Congresso Paraolímpico Brasileiro, que será realizado dias 19 e 20 de novembro, em Campinas (SP). Na última segunda-feira, 08, a Comissão Científica do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) se reuniu na cidade paulista, exatamente para conferir os últimos preparativos para o evento.

"Estamos muito confiantes no sucesso do 1º Congresso Paraolímpico Brasileiro devido ao alto nível da organização", ressaltou o presidente do CPB, Andrew Parsons.

Outro indicativo apontado por Parsons como garantia de sucesso do Congresso foi a alta procura que as inscrições tiveram. Em apenas dois dias de inscrições, mais de 180 pessoas de todo o país já haviam garantido sua participação. As 500 vagas foram preenchidas em menos de um mês. Os cursos do Pré-Congresso, que serão dias 17 e 18 de novembro, e contarão com especialistas internacionais, também tiveram suas inscrições esgotadas em apenas dois dias.

"A grande procura é uma prova de que havia uma demanda de eventos desse tipo, que discutam cientificamente o Esporte Paraolímpico, principalmente chancelados pelo CPB. Certamente dos trabalhos apresentados no Congresso surgirão muitas novidades para o Esporte Paraolímpico, que nos apontarão caminhos interessantes."

O coordenador da Academia Paraolímpica Brasileira e professor da Unicamp, José Júlio Gavião, destacou a continuidade da procura por vagas, mesmo após as inscrições terem se encerrado.

"Ainda existe uma grande distância entre a ciência e a sociedade. Esse congresso mostra que os profissionais que trabalham diretamente com a sociedade estão buscando essa aproximação, que é exatamente um dos objetivos do Congresso", disse Gavião.

O Congresso

O 1º Congresso Paraolímpico Brasileiro é uma promoção do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), através da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Serão dois dias de cursos e discussões com profissionais nacionais e internacionais especializados em Esporte Paraolímpico. Serão abordados temas como a formação de recursos humanos para o Esporte Paraolímpico, classificação funcional e treinamento e avaliação em Esporte Paraolímpico. Além disso, dias 17 e 18, à véspera do Congresso, haverá três cursos com convidados internacionais: Colin Higgs, do Conselho Internacional para Ciência do Esporte e Educação Física, falará sobre o processo de formação de jovens atletas; Marco Cardinale, da Associação Olímpica Britânica, abordará os princípios de treinamento; e Peter Van de Vliet, diretor científico e médico do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), tratará dos princípios da classificação funcional.
O público alvo do 1º Congresso Paraolímpico Brasileiro são treinadores, classificadores funcionais, profissionais de áreas afins ao esporte paraolímpico, profissionais da área da saúde, professores e estudantes universitários.
Cerca de 50 trabalhos de todo o país foram inscritos para serem apresentados durante o Congresso.
"Esperamos conseguir atingir a comunidade paraolímpica no que ela mais precisa, que é a divulgação de informações, estudos, pesquisas", explica o diretor técnico do CPB, Edílson Alves Tubiba.

Confira a programação completa do 1º Congresso Paraolímpico Brasileiro:

http://www.cpb.org.br/comunicacao/noticias/Programao_Congresso_PDF.pdf



terça-feira, 16 de novembro de 2010

CURSOS GRATUITOS PARA TODOS

Há uma oportunidade de melhorar GRATUITAMENTE seus conhecimentos profissionais ou pessoais!! Isso faz com que você consiga mudar a realidade em sua volta!!! Obtendo melhores oportunidades de emprego ou crescimento e até aprendendo uma nova língua estrangeira!!!

 
Democratizando o conhecimento no Brasil, o Portal das Vídeo Aulas disponibiliza de forma gratuita material de estudo, incluindo cursos de INGLÊS, ORATÓRIA, GESTÃO DO TEMPO, MOTIVAÇÃO, material de estudo para CONCURSOS, VESTIBULAR ou ENEM, e também aulas de direito, física, geografia, história, informática, matemática, português, além de aulas de ARTESANATO, MASSAGEM, como APRENDER A TOCAR VIOLÃO, entre outras.Tudo visando ao seu aperfeiçoamento pessoal, profissional e sucesso!!!

 
Divulgue esta dica aos seus amigos e colegas de trabalho: http://www.portaldasvideoaulas.com.br/

 
Abaixo seguem as aulas GRATUITAS disponíveis atualmente:

 
Artesanato
Biologia

Direito
  • Direito (Geral)
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Penal
  • Direito Tributário
Física
Geografia
Gestão do tempo
História
Inglês

Informática
  • ASP
  • CSS
  • Fireworks
  • HTML
  • JavaScript
  • PHP
  • XML

 
Informática para Concursos

 
Literatura

 
Massagem

 
Matemática

 
Motivação Pessoal

 
Oratória

 
Português - Gramática

 
Química

 
Redação

 
Violão

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Biblioteca Pública de Belo Horizonte Procura Leitores Voluntários

Belo Horizonte - MG - A Biblioteca Pública de Belo Horizonte - Praça de Liberdade, nº. 21, Setor de Braille está necessitando de voluntários que possam fazer leitura de livros para pessoas cegas. Os horários, logicamente, são escolhidos pelos voluntários.

São pessoas cegas que estão precisando estudar para concursos, vestibular, etc. Os telefones de contato são: 3269 1218 e 3269 1221, pedir para transferir para o Setor de Braille.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

AUDIOTECA SAL E LUZ - Divulgue, por favor! Eles não precisam de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!!!

Caros amigos,

O maravilhoso trabalho realizadona Audioteca Sal e Luz e corre o risco de acabar.
A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). São áudios de 2.700 livros que podem ser enviados a deficientes visuais.

Mas o que seria isto?

São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

Procure o site http://www.audioteca.org.br/catalogo.htm  e veja os nomes dos livros falados disponiveis.

E agora, você está se perguntando: O que eu tenho a ver com isso?

É simples. Nos ajude divulgando. Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho. DIVULGUE!
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar sede da Audioteca SAL E LUZ, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.

A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar de o governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos!
Divulguem!

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz
Rua Primeiro de Março, 125- 7º Andar
Centro- RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007
Horário de atendimento: 08 às 16 horas
http://audioteca.org.br/noticias.htm
http://audioteca.org.br/noticias.htm