quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A ORIGEM

Você já percebeu que agora o nome “Paralimpíadas” e a expressão “atletas paralímpicos” aparecem sem a letra “o”? A mudança foi feita para igualar ao uso de todos os outros sete países que têm o Português como língua oficial (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Todos esses países já usavam a forma atual e, para que o Brasil não ficasse diferente, o Comitê Paralímpico Internacional pediu que fosse feita a alteração, anunciada em novembro de 2011. Uma curiosidade: O termo vem do inglês: paralympic, criado com base no cruzamento de para(plegic) + (o)lympics.

Fonte:
Blog → www.linguaportuguesa.blog.br
Instagram → www.instagram.com/linguaportuguesa_
#linguaportuguesa #paralimpiadas #jogosparalimpicos

terça-feira, 16 de agosto de 2016

4ª Romaria “Em Atenção às Pessoas com Deficiência”


CONVITE

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
PASTORAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DIOCESE DE APARECIDA
SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA

Caro amigo(ª).
Paz e Bem!!

É com alegria que vimos até você, para convidá-lo(ª) a participar da 4ª Romaria “Em Atenção às Pessoas com Deficiência”, que acontecerá no dia 17 de setembro de 2016.
Na ocasião, às 16:00, na Basílica Nacional de Aparecida, será celebrada missa em “Ação de Graças”, pelo Dia Nacional de luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 do mesmo mês e os 10 anos da Campanha da Fraternidade de 2006, que teve como tema: “Fraternidade e Pessoas com Deficiência” e o lema “Levanta-te e vem para o meio”. (Marcos 3/3).

A celebração contará com recursos de acessibilidade, como:
- acessibilidade arquitetônica;
- Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
- Folhetos em braile e em letra ampliada;
- Áudio-descrição (levar receptor de FM / celular ou similar e fones de ouvido).

Para quem não é de São Paulo, programe-se para compartilhar conosco, desse momento singular.

PROGRAMAÇÃO

Às 14:00, haverá um momento de oração e reflexão, conduzido pelo Padre José Valdir, pessoa cega, da Diocese de São José dos Campos.
Às 15:00, todos deverão se dirigir em procissão, ao Santuário Nacional, para acompanharem a celebração, que terá início às 16:00.
Sem mais, nos despedimos e aguardamos sua presença.

Abraço fraterno e a Paz de Jesus!!

Pastoral das Pessoas com Deficiência


SERVIÇO:
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
PASTORAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DIOCESE DE APARECIDA
SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA
INFORMAÇÕES:
E-mail: pastoral.pcd.sp@gmail.com
Tel.: (11) 2888-8866

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

10 filmes que abordam a inclusão de pessoas com deficiência


Para garantir a efetiva inclusão de crianças e adultos, é necessário que as deficiências sejam lidas em um contexto de diversidade, assumindo que todos temos perfis e necessidades específicas e aprendemos cada um a nossa maneira.

Para contribuir com essa reflexão, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou filmes que têm como tema a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência. As obras podem ser um excelente disparador para debater, em sala de aula e também em família, a necessidade da construção de uma sociedade inclusiva.

Veja abaixo aqueles que tem classificação livre e podem ser visto pelas crianças.

Aqui você confere a lista completa

Cordas (2014)

O curta animado “Cordas” narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar. Reconfigurando e recriando jogos e atividades, Maria celebra a vida do colega, aprende ao passo que ensina e emociona a todos – inclusive os espectadores -, com as possibilidades do sonho e de uma amizade verdadeira. Ao final, uma surpresa especial, que lembra a todos da importância do educar e da relação que se estabelece no ensino e aprendizagem.

Trailer no YouTube


Sempre amigos (1998)

O filme relata a parceria, a amizade e as dificuldades enfrentadas por dois garotos: Kevin, extremamente inteligente, sofre de uma doença degenerativa e, por conta disso, acaba ficando isolado do convívio social, e vivendo mais no mundo da imaginação; e Max, um gigante de 13 anos, que não tem o desenvolvimento esperado na escola e por conta disso é discriminado no ambiente pelos colegas. Quando os dois se encontram, uma bela amizade nasce e com ela uma relação de inteligência e força, como um contraponto às injustiças cometidas nas demais relações de convivência.


Uma lição de amor (2001)

O filme conta a história de Sam Dawson, um homem com deficiência mental que tem uma filha Lucy que, quando completa 7 anos, começa a ultrapassar intelectualmente seu pai. Uma assistente social ao ver a situação quer tirar a guarda internando Lucy em um orfanato. A situação se transforma em um briga jurídica em que se discute o papel do pai e se pessoas com limitações intelectuais como Sam podem ser responsáveis por crianças.

Trailer no YouTube


A pessoa é para o que nasce (2002)

Documentário relata a história de três irmãs cegas de Campina Grande, Maria das Neves, Regina Barbosa e Francisca da Conceição. A narrativa mostra a leitura de mundo das mulheres e a dedicação do trio à música.

Trailer no YouTube




Janela da Alma (2001)

No documentário, 19 pessoas dão seus relatos de como lidam com a deficiência visual. As histórias acabam abordando o olhar de uma forma mais sensível e menos ligada diretamente com o espectro exterior, sugerindo que a sociedade em geral, mesmo com a possibilidade de ver, deixou de enxergar o que é visível aos olhos.



Amy uma vida pelas crianças

Após a morte de seu filho, Amy deixa seu marido para se tornar professora em uma escola para crianças deficientes. Descobrindo uma nova razão para viver, ela se dedica a ensinar crianças surdas a falar, ao mesmo tempo em que elas o ensinam o verdadeiro sentido do amor.